quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Edições 103 a 106 TÉCNICAS DE ENTREVISTA PARA DETECÇÃO DE MENTIRAS

Realizada em setembro a 103ª edição do Módulo I do Curso de Técnicas de Entrevista Para Detecção de Mentiras para o pessoal de RH e gerência de lojas de marcas próprias da Paquetá, promovido pela Universidade Paquetá (Unipaquetá), tendo como mentor o Gerente de Desenvolvimento de RH Eduardo Kayser. Participação entusiasmada, com total aproveitamento do seleto grupo que participou. As memórias de infância de um dos participantes na dinâmica vivencial e primeira experiência técnica do grupo em detectar mentiras foram suficientes para que o grupo duvidasse quase unanimemente da veracidade do depoimento...Memórias de infância são um capítulo à parte para avaliar veracidade! O povo aproveitou o aprendizado!!

Em 2014 esperamos retornar à Unipaquetá, em Sapiranga ou São Paulo. Foi um prazer ministrar-lhes o curso.

Realizada, em outubro, a 104ª edição, aberta, no Plenário Antares em Porto Alegre, com massiva participação de pessoal da psicologia, além das áreas de medicina, direito, auditoria, segurança, informática, jornalismo e empresarial, com a tradicional presença feminina marcante: 14 representantes do "sexo forte"!!
A narrativa que enriqueceu a análise do grupo na dinâmica vivencial de detecção de mentiras foi também uma memória de infância, do nosso amigo da Datarecovery, que tornou o exercício bastante produtivo didaticamente. Ser campeão em traquinagens, matar a aula pra passear de bicicleta e ganhar como castigo a ida ao Circo?!?! A maioria do pessoal, como ocorre com certa frequência, duvidou e...era verdade!! 
E sabem o que é estatístico? Quando a narrativa é 100% mentirosa, ou com muitas mentiras, o povo acredita!! E eu...eventualmente...também embarco na mentira, afinal a técnica pressupõe 80% de chances de discernir entre verdade e mentira...com minha experiência obtenho 90 a 95% de acertos, mas...os erros ensinam muito mais!! Este grupo aprendeu bastante com seus próprios enganos!
Ficam as desculpas, mesmo que imperdoável..., pelo esquecimento, devido ao horário normal de término do curso (12h30min) enfrentar concorrência desleal com a fome dos participantes, de fotografar o grupo...acabei dando o curso por encerrado, esquecendo este pequeno detalhe...prometo fotografá-los no Módulo II!

Em dezembro, o curso voltou a ser ministrado in company, para o tradicional parceiro de alguns anos de treinamento, Grupo Apisul Gerenciamento de Riscos. Após a odisseia do dilúvio de novembro em Porto Alegre, época para a qual o treinamento estava agendado e "submergiu", dia 9/12 teve lugar o treinamento de uma turma que precisava se capacitar para detecção de mentiras por telefone, ao atender e tratar sinistros de roubo de cargas, cujo monitoramento é uma das especialidades da Apisul. 

Diversas dinâmicas de grupo foram realizadas em um programa desenvolvido para a especificidade que se apresentava: a entrevista por telefone! Mas a incrível história da inauguração do IMax será inesquecível! Pra nós e pra namorada do protagonista!! Pelas manifestações que recebi, pessoalmente ou por e-mail e Face, o povo absorveu bastante as orientações recebidas, o que poderá ser aferido em breve pela programação de novos treinamentos!! Parabéns aos organizadores com quem interagi para a viabilização do treinamento: Antunes, Eduardo, Fábio, Tatiane, Martha e Georgine. Esta foto da turma ilustra bem o evento!   

Inscrições em andamento pra 106ª Edição na noite de 18/2/2014!


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Entrev. Interrogat. e Detecção de Mentiras - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo