terça-feira, 28 de julho de 2015

128ª E 129ª EDIÇÕES EM PORTO ALEGRE

Realizada dias 9 e 11/6/15, a 128ª Edição e em 10 e 13/6, a 129ª Edição do Curso de Técnicas de Entrevista e Detecção de Mentiras, in company para a equipe da Contato Seguro em Porto Alegre, tendo como público-alvo o grupo de psicólogos responsável pelo tele atendimento de denúncias, com 12 participantes divididos em duas turmas, e organizado pela coordenadora da equipe, a psicóloga Vanessa Moura e pelo diretor da Contato Seguro, Dr.Tomás Petter, com a especificidade de ser voltado para entrevistas não presenciais, e portanto customizado para tal,


Os exercícios e dinâmicas propostos foram de fato vivenciados pelos treinandos! Muito realismo!! Assimilação das técnicas maximizadíssima!!

A história da primeira dinâmica de detecção de mentiras, contada na primeira turma pela Lucia (o drama de ter sido esquecida pelo avô no shopping Praia de Belas quando criança), e que enganou a todos, principalmente a mim, gerou o aprendizado da análise dos detalhes e sua contextualização nos relatos, pois exatamente por relatar detalhes não solicitados (o momento do "aparecimento" dos avós e a "descrição" das roupas utilizadas...), com a finalidade de dar crédito à história, e não a de apenas ajudar a ilustrar a mesma, deveria ter sua atenção chamada para a identificação da mentira, mas...como o talento personalíssimo da Lúcia para mentir com naturalidade (hehehehehe), este indicador acabou passando realmente despercebido. Grande aprendizado mesmo: temos que atentar a todos os indicadores.... Já a história contada na segunda turma pela Renata (os momentos de tensão enquanto foi seguida na manhã de domingo pelo corredor de ônibus da Carlos Gomes...), embora tendo criado dúvidas entre algumas colegas, pôde ser mais facilmente interpretada através de seus também mais claros indicadores de veracidade, servindo didaticamente muito bem à absorção das técnicas de identificação de enganações.
Já as dinâmicas de simulação de atendimento de denúncias, foram momentos de tensão, tanto para os alunos que participaram das mesmas, quanto para mim!!! Comecei a ser "ameaçado" por quem acompanhava minha condução das denúncias simuladas...hehehehehehehehehe!! Joguei "pesado" com as moças...acusado de bullying...hehehehehe, mas era didaticamente necessário, e ajudou bastante a análise comportamental de quando as coisas não funcionam exatamente como gostaríamos que funcionassem em uma "conversa" telefônica...
Mas...sobrevivendo às "ameaças", finalizamos com sucesso os treinamentos, pois como podem ver, as fotos mostram a clara e real alegria das duas turmas, mesmo que, como costumo me repetir, sempre me deixem em dúvida se é por sua realização ou...porque terminaram finalmente os treinamentos!!!


Já com saudades do convívio com estes grupos, e do fantástico bolo da Mari...quem sabe a qualquer momento retornando para ampliar o espectro deste treinamento, vou encerrando esta postagem.

Foi uma grande satisfação ter dividido, nestes quatro dias de convívio com vocês um pouco de conhecimento num clima de muito bom humor! Tô sempre à disposição!!
Forte abraço em todos!
Thompson

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Entrev. Interrogat. e Detecção de Mentiras - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo